A LOLA Normajean foi a agência responsável pela campanha para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, para celebrar o Outubro Rosa, que contou com a colaboração de Anna Westerlund para fazer uma coleção de seis canecas exclusivas. A caneca, um objeto do nosso dia-a-dia, retrata um dos seis sintomas que a Liga destaca mais importantes para a prevenção do cancro da mama – ferida, nódulo ou caroço, inversão do mamilo, depressão na mama, corrimento mamilar e aumento de temperatura.
A agência criativa arriscou ao agarrar num ícone da cultura e da tradição portuguesa para o centro da mensagem da campanha, para sensibilizar as mulheres. Assim, e com o desafio lançado a uma das mais conhecidas ceramistas do país para protagonizar o projeto, foi possível mostrar que a atenção é a arma mais eficaz contra o cancro, fazendo um paralelo com o trabalho desenvolvido por Anna Westerlund.
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. O desenvolvimento desta campanha fez uma aposta clara na prevenção, para combater o facto de muitas mulheres desvalorizarem e desconhecerem os sinais e sintomas, bem como a apreensão quanto à realização de exames de prevenção e falta de tempo devido aos compromissos pessoais e profissionais.
“Gerar conversa sobre a prevenção do cancro de mama é fundamental para lutar contra a desinformação e a inércia que colocam milhares de mulheres em risco. Foi um prazer colaborar com a Anna Westerlund neste hack cultural à cerâmica tradicional Portuguesa para chamar a atenção sobre o tema.”, refere Leandro Alvarez, Chief Creative Officer, LOLA Normajean.