Em 2014, a In Light, estúdio de design multidisciplinar fundado em 2001 por Paula Freitas, a que se juntou mais tarde Filipa de Castela Serrano como segunda sócia, procurava um espaço onde fosse possível viver e trabalhar de forma inspiradora e equilibrada. “Uma casa particular, que tantas vezes partilhamos com amigos e alguns clientes. Reunimo-nos, discutimos ideias e projetos, um lugar onde damos a conhecer a qualidade do nosso trabalho in loco.” A identidade e o charme de uma casa centenária em Lisboa
A escolha recaiu numa habitação datada do século XIX, localizada no centro histórico de Lisboa: “Estava num estado bastante degradado, a necessitar de uma grande intervenção para lhe devolver o carisma. O objetivo foi dar-lhe uma nova vida.” A identidade e o charme de uma casa centenária em Lisboa
O projeto de remodelação resultou em dois quartos, um deles suíte, sala de estar e de jantar, cozinha, closet e casa de banho social: “As características originais da casa foram mantidas, procurámos enaltecer o seu interior com materiais e peças tanto contemporâneas como mais antigas. Aplicámos cores, texturas e materiais que a tornam intimista e acolhedora. Tratando-se de um prédio histórico, foi fundamental preservar a sua essência. Há muito tempo que espaços centenários estão a ser descaracterizados. O respeito e a recuperação deste tipo de locais deve ser um objetivo comum partilhado entre arquiteto, designer e cliente”, sublinham.
As maiores intervenções deram-se na cozinha e casas de banho, pois o banho social não existia: “Revestimos algumas paredes com azulejos, que ali parecem estar desde que a casa nasceu”, destacam. E mesmo estando sempre focadas na preservação de uma identidade preexistente, a dupla transferiu para o espaço o resultado dos seus gostos e experiências.
Segundo as profissionais, a casa tem uma estética muito própria, evoluindo e crescendo, como um ser vivo, e tendo por base um estilo eclético: “É o resultado da combinação de materiais orgânicos, diferentes texturas e uma cromática equilibrada, a juntar a objetos, arte, mobiliário – tanto contemporâneo como design mid-century original –, e antiguidades. A inspiração trouxe peças que nos acompanham ao longo de uma vida e outras pelas quais nos apaixonámos e que, para nós, pertencem aqui.”
Produção: Rita Vilhena Fotos: António Moutinho