O estúdio da Christopher Farr, em Londres, abre as suas portas – entre os dias 16 e 22 deste mês – para uma celebração do legado da artista Sophie Taeuber-Arp, iniciativa inserida na programação do Shoreditch Design Triangle que acontece durante o London Design Festival. London Design Festival: conheça o legado da artista Sophie Tauber-Arp
A mostra apresenta dois novos tapetes, feitos à mão, a partir de desenhos adaptados de obras de arte originais da artista e designer suíça. São eles: “Etude Ligne, 1941” e “Aubette Study”, criados – em estreita colaboração com a Fondation Arp – pela Christopher Farr e CF Editions, respetivamente.
Cada tapete é numerado e inclui um certificado de autenticidade, à semelhança de uma obra de arte de edição limitada.
Além dos novos tapetes, a exposição, que terá lugar no estúdio da Christopher Farr em Shoreditch, zona artística de Londres, incluirá ainda peças em linho estampado, desenvolvidas pela Christopher Farr Cloth – a partir de obras de arte originais da coleção da Fondation Arp – e mobiliário com a assinatura da 8 Holland Street.
Sobre Sophie Taeuber-Arp (1889-1943)
Designer têxtil, arquiteta, ilustradora, escultora, artista abstrata, professora e editora de revistas, Sophie Taeuber-Arp recusou-se a ficar confinada a uma única disciplina, ultrapassando as fronteiras entre as artes aplicadas e as belas-artes, a arte e o design.
Formada em artes pela Escola de Arte Aplicada de Hamburgo, Sophie Taeuber-Arp foi uma figura central na cena artística europeia anterior à Segunda Guerra Mundial e seguidora do Movimento Dada, na Suíça, juntamente com outros artistas, entre os quais Jean Arp, com quem se casou em 1921.
O trabalho de Sophie Taeuber-Arp – que durante muitos anos foi ofuscado pelo do marido – ganha um reconhecimento substancial após a Segunda Guerra Mundial. Em 2021, o Tate Modern, o museu de arte moderna mais importante do Reino Unido, dedica-lhe uma exposição retrospetiva e exibe mais de 200 obras (pinturas, esculturas, vitrais, marionetas, bordados, têxteis, projetos de arquitetura, objetos de arte decorativa, entre outras) daquela que é hoje considerada uma das mais importantes artistas e designers abstratas do século XX.