Alan Louis, nascido na Bretanha em 1992, é um dos muitos artistas internacionais a escolher Lisboa para viver e trabalhar. A paixão por este apartamento, construído em 1930, com uma área de 120m², foi imediata, à primeira visita.
Após a aquisição, em 2018, Alan Louis decidiu tomar as rédeas da remodelação, abrindo e ligando divisões, introduzindo painéis de vidro, substituindo portas por arcos (à exceção das zonas mais privadas), descascando paredes, deixando-as parcial e propositadamente inacabadas. Mas também procurou respeitar o já existente, mantendo, por exemplo, o pavimento original e os antigos rodapés.
A base branca realça o jogo de texturas, contrastes e geometrias, que remetem para o trabalho artístico do ceramista autodidata, e recebe a mistura de peças e elementos de várias proveniências e épocas, com as criações de Alan Louis em lugar de destaque.
“O estilo da decoração tem as suas raízes na Natureza e no orgânico. Para o efeito utilizei matérias-primas como o mármore, a cerâmica, a madeira e, se pudesse, até teria colocado pedras e areias no chão. Cria um contraste entre o dourado sofisticado que se encontra um pouco por todo o lado”, sublinha o designer de interiores.
FOTOS: Alan Louis Studio