
“Depois de alguns anos a trabalhar tanto em museus como na área do design gráfico, senti vontade de me afastar um pouco do ecrã do computador e regressar às minhas raízes, visto que, na faculdade, durante a minha licenciatura em Artes Plásticas (Faculdade de Belas-Artes de Lisboa), tive uma cadeira nuclear de cerâmica durante três anos, a qual gostei muito”, conta Sofia Sustelo.

“Embora neste momento não faça edições de cariz artístico, tento criar peças especiais em pequenas tiragens, produzidas sem ser em massa, que tragam um toque de beleza e elegância à casa e vida de quem as compra”, continua a ceramista.

“Todas as criações são pensadas e executadas por mim, através da técnica de moldes, no meu ateliê em Carnide, Lisboa, com paciência, cuidado e uma atenção especial ao detalhe, e finalizadas com um toque de ouro (10k) que enfatiza também o caráter único e precioso de uma peça feita à mão. Em alguns casos também gosto muito de introduzir padrões, fruto da minha formação e do trabalho que desenvolvi quando vivi em Londres na área do design de têxteis.”

O que se segue? “Tenho vários projetos em mente e um deles é justamente uma coleção de pratos de parede, com poemas e frases, num conceito de food for the soul.”
FOTOS: Cedidas