Evelyn Lauder, vice-presidente da marca de cosméticos Estée Lauder, morreu este sábado, dia 12, na sua casa de Manhattan. Aos 75 anos, a mulher que foi uma das grandes impulsionadoras da luta contra o cancro da mama, perdeu a sua própria batalha, adianta o jornal The New York Times.
Evelyn nasceu em 1936, em Viena, mas a sua família viu-se obrigada a fugir quando Hitler anexou o país, dois anos depois. Em 1940, a família Hausner instalou-se em Nova Iorque, onde aos 23 anos Evelyn se casou com Leonard A. Lauder, filho de Estée Lauder, e começou a trabalhar na empresa familiar que agora é uma das maiores marcas de cosméticos a nível mundial. Deste casamento nasceram dois filhos, William e Gary.
A sua luta contra o cancro da mama começou em 1989 e, apesar de ter sempre evitado expor o seu caso pessoal, a vice-presidente da Estée Lauder, passou a ter um papel ativo no combate à doença. A campanha do laço cor-de-rosa que hoje simboliza a luta contra o cancro da mama foi uma das suas criações e, em 1993, surgiu uma fundação para arrecadar fundos para esta causa.
Em 2007, foi-lhe diagnosticado cancro nos ovários e terá sido essa a causa da sua morte.