Ser forte o bastante para proteger os filhos e chegar a um acordo de divórcio que acabe com o drama em que se transformou a sua vida são as principais preocupações de Bárbara Guimarães nestes últimos dias. Quem o garantiu à CARAS foi um familiar da apresentadora, que continua a manter o silêncio mesmo com as acusações do marido a subirem de tom ao longo da última semana, porque continua convicta de que só o seu silêncio poderá proteger os filhos, Dinis Maria, de nove anos, e Carlota Maria, de três.
Ao longo da última semana, a apresentadora da SIC emagreceu mais de cinco quilos devido ao choque emocional que está a viver. O seu familiar que aceitou falar à CARAS referiu ainda que apesar de Bárbara ser uma mulher muito forte e de evitar mostrar o seu sofrimento, sobretudo na presença dos filhos, “está muito magoada e cansada. A Bárbara tem feito tudo para que este drama acabe e para que Carrilho aceite um acordo de divórcio, pois está plenamente consciente de que esta é a única forma de começar a estruturar uma nova vida, tanto para ela como para os filhos”.
A CARAS soube que à hora de fecho desta edição um acordo de divórcio entre Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho estava iminente. Os advogados de ambas as partes já teriam negociado a divisão de bens e o acordo relativamente à guarda dos dois filhos do casal. Esse acordo, que deverá ser assinado ainda esta semana, prevê que a apresentadora fique com a guarda de Dinis e Carlota, tendo o ex-político o direito de passar com eles um fim de semana de 15 em 15 dias. Bárbara manterá em sua posse a casa que partilhou durante vários anos com o marido no centro de Lisboa, mas em troca deverá dar a Carrilho uma compensação monetária.
Em negociação estão também algumas das acusações de parte a parte que deverão ser retiradas, ou deixadas cair, no caso dos processos em que a simples desistência do queixoso não basta. Recorde-se que Bárbara Guimarães acusa o marido de violência física e psicológica na forma continuada, e que a simples retirada da queixa por parte da vítima não impede o normal seguimento do processo, pelo facto de ser crime público.
Para a apresentadora tem sido muito difícil lidar com todas as acusações que o filósofo e ex-ministro da Cultura lhe tem feito diariamente na imprensa. De tal forma que a meio da última semana tomou mesmo a decisão de não ler mais jornais ou revistas e de não ver televisão. O familiar de Bárbara adiantou que a apresentadora sente que está a ser vítima de “terror psicológico” por parte do ainda seu marido: “A Bárbara sente-se muito magoada com a devassa da sua vida privada, com todas as mentiras que foram contadas, e não entende o que poderá motivar o pai dos seus filhos a fazer tudo isto. Sofre de cada vez que alguém a informa que Carrilho anda a dar voltas de carro ao prédio onde ela vive com as crianças, estaciona e insiste em tocar à campainha para que lhe abram a porta. Para Bárbara, tudo isto é a continuação da violência psicológica a que esteve sujeita ao longo do último ano de casamento. Ela só diz que não pode perder a força para enfrentar a situação e encontrar rapidamente um fim para este drama.”
Apesar de visivelmente abatida, Bárbara fez questão de ser ela a levar os filhos ao colégio, mesmo que isso implicasse enfrentar as dezenas de jornalistas que todas as manhãs a aguardavam à porta de casa. Aos familiares e amigos, a apresentadora justificou a necessidade de as crianças continuarem a frequentar o colégio como uma forma de manter alguma normalidade no seu quotidiano. Bárbara defende que a melhor forma de proteger os filhos não é mantê-los fechados em casa e isolá-los do mundo. No passado fim de semana, porém, Bárbara Guimarães anuiu em afastar Dinis Maria da loucura mediática em que se transformou o divórcio dos seus pais. Para proteger o filho, levou-o a passar alguns dias em casa de uma família amiga. A CARAS apurou que desde que o divórcio se tornou público as crianças têm tido um acompanhamento especial no colégio que frequentam.
Quanto à contínua presença de seguranças à porta de casa da apresentadora, na escola dos filhos e em todas as deslocações da própria e das crianças, o referido familiar de Bárbara justifica-a com o facto de esta se “sentir aterrorizada, com medo da imprevisibilidade de Manuel Maria Carrilho. Teme que ele perca a cabeça e faça algo que a afete a ela ou às crianças irremediavelmente”.
Com o acordo de divórcio, Bárbara Guimarães espera que a sua vida comece a regressar à normalidade. A apresentadora sabe que este divórcio lhe vai deixar muitas marcas, mas os amigos mais próximos garantem que ela “é forte o suficiente para as ultrapassar”. Já no dia 1 dezembro, deverá regressar ao trabalho para a apresentação das galas de Factor X ao lado de João Manzarra.
Bárbara Guimarães está convencida de que acordo de divórcio é a solução
Apesar de confirmar que tinha avançado para um processo de divórcio litigioso, Bárbara Guimarães manteve a aliança de casamento no seu dedo. Entretanto, na última segunda-feira, dando sinais de que estava a começar uma nova fase da sua vida, Bárbara deixou de usar a aliança.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites