Como jogador do Sporting Clube de Portugal, Adrien Silva, de 27 anos, tem uma profissão muito exigente, na qual a pressão para obter bons é uma constante. Contudo, é em casa, ao lado da companheira, Margarida Neuparth, de 28 anos, que vive o seu maior desafio. Pais de Santiago, de dois anos, e de Thomas, de cinco meses, o futebolista assegura, com humor, que “andar a correr atrás do Santiago é mais cansativo do que fazer dois treinos no mesmo dia.” Mas é também com descontração e alegria que encaram todas as aventuras da paternidade, tendo a certeza de que “os filhos compensam tudo”, como garante Margarida.
Aproveitando uma tarde de primavera, o casal posou com os filhos e partilhou as emoções e desafios do seu lado mais privado.
– Se um filho já muda muito a vida de um casal, dois torna tudo ainda mais exigente…
Adrien Silva – A vida mudou muito com a chegada do Thomas. Ter dois filhos exige uma grande organização, sobretudo com a minha vida profissional. Mas temos conseguido encontrar as soluções. O mais desafiante é gerir o meu descanso durante o dia, até porque gosto de acompanhá-los em todos os momentos.
Margarida Neuparth – É difícil, mas estamos a adaptar-nos. Além desta nova realidade, também mudámos recentemente de casa e a logística ainda se torna mais complicada.
– Que tipo de pai é o Adrien?
– É maravilhoso. Sempre achei que iria ser um grande pai e não defraudou as minhas expectativas. Ajuda-me em tudo o que pode.
Adrien – Em casa sou muito tranquilo. Claro que às vezes também dou um raspanete. Tento ser o pai da brincadeira, mas que consegue, ao mesmo tempo, impor regras. Contudo, não quero chegar a casa depois de ter estado fora três dias e ser logo o pai que ralha.
– A Margarida já confessou que gostava de ter uma menina. Pensam no terceiro filho?
Margarida – Ainda não desisti da ideia de termos uma menina, mas não para já. O nosso plano de ter mais filhos todos seguidos foi alterado! Precisamos de uma pausa.
Adrien – Por causa da excelente relação que tenho com o meu irmão, sempre disse que queria muito ter dois rapazes. E espero que os meus filhos tenham também essa união. A Margarida e eu estamos de acordo em esperarmos mais tempo para termos um terceiro filho. Também queremos desfrutar do crescimento deles e ter o nosso tempo a dois.
– E com dois filhos pequenos há tempo para namorarem ou, neste momento, estão totalmente dedicados ao papel de pais?
Margarida – Felizmente, temos a ajuda das nossas famílias e amigos. De vez em quando conseguimos ir jantar os dois. Quando o Santiago era bebé, era incapaz de deixá-lo nem que fosse por umas horas. Agora já sou. No entanto, nunca fomos passar uma noite fora sem eles. Quando os dois dormem, temos o nosso tempo. Não deixamos de cuidar do casal que somos. O amor nunca pode ser esquecido.
– Mas os filhos são uma prova de fogo para qualquer casal…
– Sim, completamente. As pessoas que acham que os filhos prendem alguém estão enganadas, porque é exatamente o contrário. Os filhos são uma prova de força, de amor… É como se estivéssemos a fazer um triatlo que temos de superar juntos.
Adrien – Sem dúvida que os filhos são uma prova de fogo para um casal, porque muita coisa muda. A nossa paciência e o nosso estado de espírito alteram-se por completo. Temos de ter tudo planeado, o que não deixa espaço para o improviso. Não tem sido tudo um mar de rosas, mas isso também nos ajuda a crescer enquanto casal. É bom ver que ainda temos muito para partilhar e que não estamos a estagnar.
– Mas quando a prova é superada, o casal fica mais forte e unido…
Margarida – É verdade. Depois dos filhos temos muitas mais certezas de que é mesmo isto que queremos. E apesar do trabalho, os filhos compensam tudo.
Adrien – Sim, os nossos sentimentos saíram fortalecidos.
Margarida – Acima de tudo, somos amigos. Na nossa relação há muito diálogo.
Adrien – Fomo-nos moldando um ao outro e, ao longo destes anos, percebemos que a sinceridade tem sempre de prevalecer. Só com essa honestidade é que uma relação consegue evoluir.
– Se dentro de casa são um casal como qualquer outro, na rua o Adrien é um jogador muito conhecido. Já se habituaram a esse lado mediático?
Margarida – Não, e é difícil habituar-me. Às vezes seria bom estarmos num parque sem sermos abordados, como qualquer outra família. Mas faz parte e o Adrien adora os seus fãs. Ele nunca recusou nada e até gosta desse lado.
Adrien – Tentamos ser uma família normal. Claro que há sempre o lado mediático, mas temos de aprender a viver com isso. E a nossa vida não é nada má, não me posso queixar. Já consegui realizar grande parte dos meus sonhos pessoais e profissionais.
– Estão a preparar o casamento. Podem revelar pormenores?
Margarida – Vai ser no verão e vamos casar-nos pela igreja. Ainda estamos a tratar de vários pormenores, mas posso dizer que está tudo a ficar exatamente da maneira como queríamos.
Adrien – Preparar um casamento não é fácil! Mas está a ser uma altura muito feliz. Queremos unir as nossas famílias e celebrar a família que estamos a criar.
– É importante darem esse passo já com os vossos filhos presentes?
Margarida – Queria que tivesse sido entre o Santiago e o Thomas, mas o Adrien sempre disse que queria casar-se quando tivesse dois filhos. E quando estava grávida do segundo, ele pediu-me em casamento. Preferia que tivesse sido mais cedo, por uma questão feminina:
porque gostava que o meu corpo já estivesse mais em forma [risos].
– A Margarida era professora de dança, mas tem estado totalmente dedicada à família. Pensa voltar a ter uma atividade profissional?
– Quando o Thomas tiver idade para ir para a escola, quero voltar a dedicar-me a um projeto meu. É muito importante para mim. Preciso também do meu tempo e de me sentir útil fora de casa. Quero ocupar a minha cabeça com outras coisas além dos meus filhos. E eu gosto de trabalhar. Tirei Gestão Hoteleira e quero fazer algo nessa área.
Margarida Neuparth e Adrien Silva felizes com a família que estão a construir
O jogador do Sporting Clube de Portugal e a companheira já são pais de Santiago, de dois anos, e de Thomas, de cinco meses. Juntos há cinco anos, Margarida e Adrien vão em breve oficializar a sua relação.