Passavam poucos minutos da hora prevista quando Papa Francisco chegou à base aérea de Monte Real, nos arredores de Leiria. O Sumo Pontífice foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro português, António Costa, entre outras personalidades.
Nos primeiros minutos em solo português, Francisco igual a ele próprio: simpático e acessível, quebrando por diversas vezes o protocolo e obrigando a equipa de segurança a alterar os planos para que pudesse cumprimentar os que se concentraram no local para poder vê-lo de perto, e dando especial atenção às crianças.
Ainda em Monte Real, o chefe máximo da Igreja Católica reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, um encontro privado que durou cerca de 15 minutos.
Seguiu-se depois uma visita à capela da Base Aérea, onde se encontravam apenas familiares de militares, na sua grande maioria doentes. Neste local rezaram também os seus antecessores Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991).
E depois de se despedir do presidente da República – ainda que por breves momentos, uma vez que Marcelo decidiu acompanhar toda a vista na qualidade de peregrino e não de chefe de Estado – o Papa Francisco rumou, em helicóptero, ao Estádio de Fátima. Uma viagem que durou cerca de 20 minutos e depois da qual seguiu no papamóvel em direção ao Santuário.
As imagens da chegada do Papa Francisco a Portugal
O avião da Alitalia que transportou o líder da Igreja Católica aterrou na base aérea de Monte Real por volta das 16h10.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites