“É uma grande responsabilidade, mas também uma excelente oportunidade. Fiquei muito contente quando me convidaram, porque desde miúda que gosto de experimentar produtos para a pele e para o cabelo”, explicou à CARAS a atriz Júlia Palha, que foi convidada a vestir a pele de “uma rainha Maria Antonieta moderna” nas filmagens da campanha de promoção da Expocosmética, feira que acontece de 7 a 9 de abril, na Exponor.
Com apenas 19 anos, Júlia já recorreu, por exemplo, a maquilhagem para parecer mais velha e, graças à sua profissão, tem aprendido alguns truques com os profissionais. “Quando trabalhamos em televisão, habituamo-nos a estar sempre no nosso melhor, por isso a maquilhagem é algo que uso com regularidade, sem esquecer, no entanto, a hidratação da pele.”
Com uma atitude entre o inocente e o sensual e uma maquilhagem e cabelos bem característicos do século XVIII, Júlia mostrou-se perfeitamente à vontade em frente às câmaras. Afinal, foi na moda que se iniciou: “Gosto de fazer editoriais, dá-me muito prazer juntar a moda à representação, já que também estou a encarnar personagens.”
Quatro anos depois de se ter estreado em televisão com uma participação especial na novela Jardins Proibidos, Júlia já tem muitas histórias para contar. Em 2016, a atriz protagonizou o filme John From, de João Nicolau, seguindo-se Coelho Mau e O Gelo na Lua, ambos de Carlos Gonçalves. A par do cinema, a jovem atriz tem-se dado a conhecer ao grande público com o seu trabalho em televisão. Coração d’Ouro e Ouro Verde foram as telenovelas que antecederam A Herdeira, atualmente em exibição na TVI.
“É engraçado, porque quando era pequenina fazia filmes com os meus irmãos e primos. Mas surgiu tudo por acaso. Fiz o casting para um filme do João Nicolau e depressa descobri que adoro representar. É verdade que tem acontecido tudo muito rapidamente, uns projetos a seguir aos outros, mas estou a adorar, por isso agarro todas as oportunidades que me dão”, adiantou.
Com mais responsabilidades do que a maioria dos jovens da sua idade, Júlia tem bem presente os prós e os contras de ter começado a trabalhar tão cedo: “Não gosto de deixar coisas por fazer, por isso tento viver tudo ao máximo. É natural que deixe de fazer algumas coisas próprias da minha idade, porque estou a trabalhar, mas há outras que agora posso fazer, como, por exemplo, viajar.”
Neta do falecido jornalista Carlos Cáceres Monteiro e filha da também jornalista Ana Cáceres Monteiro, Júlia gosta de escrever – e partilha alguns dos seus textos no Instagram –,
mas nunca ponderou seguir esse caminho. Fez o secundário na área de Economia e concorreu à faculdade para o curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, mas, dedicada à representação, congelou a matrícula: “Quando tiver uma carreira mais estável e segura, logo vejo se quero fazer uma paragem para estudar ou viajar. Sinto que tenho o mundo nas minhas mãos e posso fazer dele o que me apetecer.”
Nos tempos livres, a atriz aproveita para ir ao ginásio e estar com os amigos, que, com a família, são o seu porto de abrigo: “Eles não ligam nada ao que faço em televisão, já me conheciam antes. Por isso sei que se algum dia precisar que me chamem à terra, os meus amigos estarão lá para isso. São muito importantes para mim.”