Numa breve passagem por Portugal, onde vieram nos dias de Páscoa para estar com a família, Francisca e Ricardo Pereira aproveitaram para fazer uma sessão fotográfica com os três filhos: Vicente, de seis anos, Francisca, de quatro, e Julieta, de sete meses. Imagens captadas pela lente do fotógrafo e amigo do casal Salvador Colaço que espelham bem a felicidade que estão a viver a cinco.
– “Onde comem dois comem três?” É isto que vos costumam dizer, não é? [Risos]
Ricardo Pereira – [Risos] É… E a verdade é que é quase isso, com a mais-valia de que ao terceiro filho encaramos tudo de forma mais simples e tranquila. Não nos assustamos com a primeira febre, a primeira tosse… Com o terceiro filho vive-se com menos ansiedade e desfruta-se mais.
– São pais razoavelmente descontraídos. É com alguma leveza que se criam três filhos?
– Não é com uma leveza assim tão grande que se criam três filhos. Eu e a Francisca queremos ter com os nossos filhos uma relação presente em todos os momentos, e isso exige muito de nós. Abdicamos de alguns momentos de lazer a dois para os acompanharmos. Estarmos muito presentes na educação deles é crucial para o seu desenvolvimento. Tentamos ser descontraídos, tentamos que os ensinamentos que damos a um passem para os outros, fomentamos o espírito de entreajuda, mas estar presente
é muito importante.
– Onde é que sentiram mais mudanças?
– Bem, eles são três e nós dois, e como costumo dizer em tom de brincadeira à Francisca: eles agora estão em maioria. [Risos] Ter três crianças é maravilhoso, muda a nossa alegria. Amamos ser pais, queremos e dedicamo-nos a eles o mais que podemos. Tem sido uma felicidade tremenda, uma conquista muito boa. Ver a família que construímos, termos a família que queremos, sobrepõe-se a qualquer mudança que possamos ter sentido.
Leia esta entrevista na íntegra na edição 1182 da revista CARAS.
Assinatura Digital
Apple Store
Google Play