Catarina Furtado reuniu familiares e amigos para celebrarem o primeiro ano do Corações com Coroa Café, um negócio social que procura angariar fundos para financiar os projetos da associação Corações com Coroa (CCC) e dar trabalho a mulheres em situação de desemprego prolongado. “O balanço é muito positivo. Aqui, as pessoas sentem que se promove a solidariedade e a gentileza. Temos feito muitas tertúlias e outros eventos, reunimos pessoas de vários setores da sociedade que vieram discutir os Direitos Humanos. A Associação existe há seis anos e tem implementado muitos projetos, um deles o Atendimento Gratuito. Em quatro anos fizemos cerca de 1500 atendimentos. Através do projeto Corações XXL, ajudámos dezenas de mães e pais, promovendo a parentalidade positiva. Além disso, já atribuímos 14 bolsas de estudo a jovens raparigas e vamos para a 3.ª edição do projeto CCC vai à Escola, no qual sensibilizamos os jovens para temas como a violência no namoro ou o bullying. Também organizámos dois cursos de voluntariado gratuitos e seis conferências. A próxima será sobre a adolescência, dia 19 de novembro, na Gulbenkian. Além de tudo isto, vamos equipar uma maternidade na Guiné-Bissau.” Factos que deixam muito orgulhosa a apresentadora e presidente desta ONGD (Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento), que promove a igualdade de género e combate a pobreza, a exclusão social, a violência e a discriminação. “A nossa vida só vale a pena se tiver um impacto positivo na vida dos outros. Nós conseguimos mudar o mundo. Já mudámos a vida de muitas mulheres”, concluiu.
Encarando a solidariedade como uma missão, Catarina tem conseguido contagiar toda a gente à sua volta, como confirmou o marido, João Reis: “Tudo isto dá imenso trabalho e sempre que é preciso cá estou eu para ajudar. Os meus filhos também ajudam. E o meu sogro também dá um apoio precioso nestas ocasiões. É um projeto que envolve toda a família, a Catarina consegue sempre motivar-nos.”
Nesta tarde de festa, a apresentadora contou com a presença da atriz Mariana Monteiro, porta-voz da CCC para as temáticas da juventude, que elogiou o trabalho que toda a equipa tem desenvolvido: “É um orgulho fazer parte desta associação, que já fez tanto em tão pouco tempo. Sinto que aqui posso usar a minha imagem pública em benefício de causas muito nobres”.
fotos: Ricardo Santos