A retrospetiva que o Teatro Praga faz dos 125 anos do São Luiz Teatro Municipal é tudo menos aborrecida ou monótona. No espetáculo Xtròrdinário, o elenco, que conta com nomes como José Raposo, Joana Barrios e André e. Teodósio, revisita com humor e ao ritmo de várias músicas os momentos mais marcantes desta sala lisboeta. Desde o visconde de São Luiz de Braga à rainha D. Amélia, passando pelos protagonistas dos Festivais da Canção, todos voltaram a subir ao palco nesta noite de estreia. “São 125 anos revisitados em palco! É muito difícil, sobretudo para o cabelo. [Risos.] Temos muitos registos nesta peça e isso é sempre exigente para um ator. É um espetáculo muito divertido. Nunca pensei que poderia fazer parte da história de um teatro. É uma honra. Por isso tenho de ser, no mínimo, incrível e extraordinária nesta peça. Não sei se estou lá, mas esforço-me”, contou Joana Barrios no final deste espetáculo.
Aida Tavares, diretora artística do São Luiz, também se sente uma privilegiada por trabalhar nesta casa, como assegurou: “Ver contar a história deste teatro é muito comovente. É a história do teatro mas também é a história do nosso país. Estou muito feliz.”
Nome maior da dramaturgia nacional, Eunice Muñoz não quis faltar a esta estreia, até porque a neta Lídia faz o ponto desta peça. Mesmo antes de elogiar o talento dos seus pares, a atriz comentou o seu estado de saúde, uma vez que há pouco mais de uma semana deu uma queda depois de assistir a outra peça de teatro, em Mafra: “Sinto-me bem. Só tenho um cotovelo muito dorido. De resto, está tudo normal. Não tenho de ter nenhum cuidado em especial. Não há motivos para preocupação. Mas a minha família ficou em cuidados. Tenho filhos fantásticos. Nunca me largam.”
Também Lídia Muñoz explicou o que aconteceu à avó, desdramatizando algumas notícias publicadas: “A avó levantou-se para agradecer ao público, mas estava lá um degrau mal feito à frente da plateia e caiu. Mas não foi nada de especial. Eu é que fiquei com receio e levei-a ao hospital para ver se tinha partido alguma coisa. Como estava tudo ótimo, saímos logo. A minha avó não ficou internada, como li nalgumas notícias. Está tudo bem.”
Teatro São Luiz conta a sua história em espetáculo “Xtròrdinário”
José Raposo, Joana Barrios e André e. Teodósio são alguns dos atores que integram o elenco de “Xtròrdinário”, uma peça comemorativa dos 125 anos do São Luiz Teatro Municipal. Este espetáculo foi concebido pelo Teatro Praga.