Voz incontornável do fado português, por muitos considerada a sucessora de Amália de Rodrigues, Mariza venceu esta noite o Globo de Ouro de Melhor Espectáculo/Atuação ao Vivo.
Já tinha sido distinguida como Melhor Intérprete em 2005 e 2008. Mariza começou a sua carreira em 2001, com o disco Fado Em Mim, e depressa se percebeu que a fadista ocupava um lugar muito importante no panorama musical do nosso país. Além disso ainda levava além-fronteiras esse som tão tipicamente português. Fado em Mim foi editado em 2003, o mesmo ano que foram apresentados ao público o CD e o DVD Live in London. Dois anos depois, Mariza lançou Transparente e em 2006 chegou ao mercado Mariza Concerto em Lisboa. Terra, o álbum que respira modernidade e mistura de vários estilos resultantes das experiências e conhecimento adquiridos pela artista nas suas viagens, foi apresentado em 2008 e o DVD no ano seguinte. Por fim, em 2010, Mariza “regressou” às origens da música a que dá voz e lançou Fado Tradicional.
Em 2001, recebeu o prémio Most Outstanding Performance, num festival do Québec e venceu um prémio da imprensa alemã Deitscheschalplatten Kritik, na categoria de Melhor CD de Música Tradicional, Étnica, Folk e World Music pelo disco Fado Em Mim.
Em 2003 recebeu a medalha de mérito grau de ouro, atribuída pela secretaria de Estado do Turismo de Portugal. No mesmo ano foi eleita Personalidade do Ano na área da Cultura e Espetáculos pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing; recebeu também um prémio da imprensa alemã Deitscheschalplatten Kritik na categoria de Melhor CD de Música Tradicional, Étnica, Folk e World Music pelo disco Fado Curvo. Foi eleita Melhor Artista da Europa, na área da World Music, pela BBC Radio 3 e nomeada embaixadora da candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade.
Em 2004 foi distinguida com o European Border Breakers Award, pelas vendas internacionais de Fado Em Mim e escolhida como Personalidade do Ano de 2003 pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.
Foi eleita, em 2005, a Melhor Artista da Europa, na área da World Music, pela BBC Radio 3 e agraciada com o Prémio Internacional, pela Fundação Amália Rodrigues. Foi também distinguida com o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual, nomeada embaixadora de Hans Christian Andersen no âmbito das comemorações do bicentenário do escritor e escolhida como embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.
No ano seguinte foi distinguida como a Melhor Artista da Europa, na área da World Music, pela BBC Radio 3, e condecorada por Jorge Sampaio, então Presidente da República com a Ordem do Infante Dom Henrique.
Em 2007 foi nomeada embaixadora do Instituto de Turismo de Portugal e em 2008 agraciada pela Academia de Artes e Ciências e Letras de Paris com a Medalha de Vermeil. No mesmo ano foi distinguida com o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual.
Ao longo da sua carreira já lançou sete álbuns: “Fado em Mim” (2001), “Fado Curvo” (2003), “Transparente” (2005), “Terra” (2008), “Fado Tradicional” (2010), “Best of (Mariza)” (2014) e “Mundo” (2015).