Depois do sucesso que teve nos Festivais de Veneza e de Toronto, onde foi ovacionado, A Herdade pode ainda chegar aos Óscares, já que foi a longa metragem escolhida pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. “A minha expectativa é elevadíssima. Tudo o que signifique projeção internacional do cinema português é muito importante e prestigiante para o país”, revelou Marcelo Rebelo de Sousa momentos antes de assistir à antestreia do filme, no Cinema Monumental, em Lisboa.
Ainda a digerir todo este sucesso, Sandra Faleiro não poderia estar mais feliz por ser uma das protagonistas desta história que retrata a vida de uma família ao longo de várias décadas. “Nunca sabemos o que acontece quando começamos um projeto. Por isso nunca me passou pela cabeça que o filme tivesse este alcance. Mas percebi que era especial quando vi a primeira projeção. Aí fiquei em estado de choque, porque não fazia ideia de que o material era tão bom. Gosto mesmo deste filme e tenho muito orgulho dele”, assegurou a atriz.
No papel do latifundiário João Fernandes, um homem que vive para as suas terras, Albano Jerónimo tem uma das suas mais brilhantes interpretações. “A rodagem foi muito exigente. Nunca tinha feito um protagonista em cinema. Foram oito semanas de trabalho intenso. Este João Fernandes é alguém maior do que a vida, uma espécie de eucalipto que seca tudo à sua volta. É um homem com poder, egoísta e cobarde, uma trituradora de pessoas”, explicara-nos o ator dias antes, na apresentação da nova temporada da SIC.
Nesta noite de emoções fortes, o produtor Paulo Branco elogiou toda a equipa, evidenciando o trabalho do realizador, Tiago Guedes, que foi distinguido com o Prémio Bisato d’Oro da crítica independente em Veneza: “Este filme contou com uma equipa fantástica. O Tiago apropriou-se completamente da história e do argumento. É uma história que toca a todos. Mesmo quem vê o filme uma segunda e terceira vezes continua a ser surpreendido.”
Personalidades aplaudem sucesso do cinema português além-fronteiras
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, assistiram à antestreia do filme “A Herdade”.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites