Morreu esta segunda-feira, 11 de novembro, Teresa Tarouca. Nome maior do fado, perdeu a vida aos 77 anos, no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos, na sequência de uma pneumonia dupla. A notícia foi avançada pela família da cantora à Agência Lusa.
Teresa de Jesus Pinto Coelho Telles da Silva nasceu a 4 de janeiro de 1942 e adotou o apelido Tarouca mais tarde. Foi considerada a “Menina Prodígio”. Começou a cantar por volta dos 11 anos, mas foi aos 13 que se começou a dedicar ao estilo que a definiria: o fado. A sua carreira teve grande impacto ao nível internacional, com atuações na Bélgica, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos da América.
São da sua autoria os temas “Mouraria” e “Saudade, Silêncio e Sombra”, temas reinventados por outros colegas do meio artístico. Em 2013 foi feita Comendadora da Ordem do Infante e no mesmo ano venceu o “Prémio Carreira” na 8.ª edição dos Prémios Amália.
O corpo de Teresa Tarouca deverá seguir para a Basílica da Estrela, em Lisboa, por volta das 17:00 horas de hoje. O funeral e posterior cremação acontecerã amanhã, terça-feira, em hora e local a confirmar