Aníbal Cavaco Silva já não está em Belém, mas Maria Cavaco Silva faz questão de continuar a participar em algumas iniciativas de relevância, como o Bazar Diplomático, que voltou a acontecer no Centro de Congressos de Lisboa. Ao lado da filha, Patrícia, e da neta, Mariana, de 23 anos, a antiga primeira-dama aproveitou este mercado solidário para comprar alguns presentes de Natal e rever algumas amigas, como contou à CARAS: “Já vinha a este Bazar com a Dr.ª Maria Barroso. Sempre que aqui estou tenho imensas saudades dela. Tenho muitas memórias. Este Bazar é ótimo, porque dou a volta ao mundo em duas horas. É muito bom rever as pessoas e continuar a sentir o seu carinho. Confesso que agora também gosto de ter uma vida mais resguardada. A idade é outra e já posso estar mais com a família. Os meus netos agora vão almoçar muito lá a casa, o que é ótimo.”
Durante esta “volta ao mundo”, Maria Cavaco Silva encontrou Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República trocou algumas palavras com a antiga primeira-dama, ficando muito surpreendido com Mariana, que já é uma jovem mulher empenhada em dar os primeiros passos na sua carreira, como explicou a avó: “A minha neta tirou Design de Produto, está a trabalhar com o pai [o empresário Luís Montez] e está a sair-se muito bem.”
Depois deste encontro fortuito, o Presidente da República continuou a sua viagem pelas 40 delegações representadas neste Bazar, distribuindo cumprimentos e sorrisos e nunca negando selfies a quem o abordava. “Há mais países, alguns alargaram a sua presença e estou convencido de que o Bazar está a conseguir representar cada vez mais o globo. A ideia é que o globo dê as mãos para, este ano, ajudar portadores de doenças raras, em quem, por definição, se pensa pouco. E são situações extremas e particularmente graves. Nessa medida, os diplomatas acreditados em Lisboa têm mérito na iniciativa deste Bazar”, revelou Marcelo Rebelo de Sousa, que partilhou ainda que neste Natal irá ter a companhia dos netos.
Marcelo Rebelo de Sousa e Maria Cavaco Silva reencontram-se no Bazar Diplomático
Nesta edição, o Bazar Diplomático angariou fundos para ajudar associações que prestam apoio a portadores de doenças raras.