Raquel Tavares tomou, esta quinta-feira, aquela que poderá ter sido uma das decisões mais difíceis da sua vida. A cantar desde os seis anos, optou por, a escassos dias de completar o seu 35.º aniversário, retirar-se dos palcos sem data de regresso pensada.
Agora conta com o carinho dos amigos e fãs, que nas redes sociais têm vindo a manifestar o seu apoio. Rita Ferro Rodrigues é uma dessas referências:
“‘Que tenhas sempre contigo: Colo de mãe. Abraço apertado. Riso de graça. Brilho no olho. Amor quentinho. Tristeza que passa. Força nos ombros. Criança por perto. Astral bonito. Prece nos lábios. Saudade mansinha. Fé no futuro. Delicadeza nos gestos. Conversa que cura. Cotidiano enfeitado. Firmeza nos passos. Sonhos que salvam.’ (Autor Desconhecido) Para a minha ‘mana’ Raquel Tavares (o colo está aqui sempre, vai dar tudo certo) “, pode ler-se numa longa publicação.
Outra figura pública próxima da fadista é a também cantora Carolina Deslandes, que não esconde a admiração que sente pela amiga: “A primeira vez que te ouvi cantar entendi que a música, é a voz da alma. E que alma bonita que tu tens. Cantas as pedras da rua e as mágoas da vida, cantas as tuas dores e arrepiei-me tantas vezes a ouvir-te que me doía a pele. És e serás uma das maiores intérpretes deste país e a minha fadista de eleição. Mas acima de tudo, uma das minhas pessoas preferidas. E se e no silêncio que encontras paz, ficamos no silêncio contigo. Um aplauso de pé para ti passarinho. A vida ainda agora começou.”
António Raminhos admite não conhecer ha muito tempo Raquel Tavares, mas nem por isso deixa de a apoiar nesta fase mais sensível: “Não conheço muito bem a Raquel Tavares… até conheço melhor a irmã, mas gosto das duas. Fiquei a pensar na decisão da Raquel deixar de cantar por ser algo que, neste momento, não lhe faz sentido. É preciso coragem para isto. Para deixar de se fazer aquilo que não se gosta e também coragem para fazer o que se gosta. Muitos de nós somos ‘obrigados’ a fazer o que não gostamos… mas mesmo no meio do nosso dia de rotina, de ‘obrigações’, é possível encontrar tempo para fazer o que gostamos. Seja 1h, 30 minutos ou apenas dez. Ler, escrever, exercício, crochet ou olhar para as árvores. Porque esses dez minutos vão dar-nos tempo, inspirações, ideias para que um dia, quem sabe, possamos largar aquilo que não gostamos. Beijinhos para a Raquel Tavares e para todos os que decidirem começar a fazer um pouco daquilo que gostam.”
Os fãs acumulam mensagens de apoio na conta oficial de Instagram da fadista: “Muita força para esta nova etapa. Beijinhos e bora lá para a frente!”, escreveu um fã. Um outro mencionou: “Adorei a genuinidade com que transmitiu a sua decisão de deixar de cantar, mas acredito que temos é que ser felizes…agradeço-lhe por tudo com muito amor e felicidades.”
Recorde o momento do anúncio de Raquel Tavares aqui