
Esta segunda-feira, dia 1, James Corden ficou em lágrimas durante o seu programa, The Late Late Show, enquanto conversava com Reggie Watts, líder da banda que atua no programa, sobre as experiências racistas que este já viveu na América.
Corden falou sobre a morte de George Floyd, um homem negro que morreu em Minneapolis no passado dia 25 de maio, depois de um polícia branco, Derek Chauvin, o ter imobilizado no chão e colocado o joelho sobre o seu pescoço. Uma autópsia independente revelou que a causa de morte foi asfixia.
“Tenho lutado todo o fim de semana para perceber o que havia de dizer esta noite, porque quem é que precisa da minha opinião?”, começou por dizer Corden. “A minha voz é relevante? Não há uma pessoa que tenha acordado esta manhã e pensado ‘Preciso de saber o que o James Corden pensa sobre isto’“, continuou.
“Este é um momento para ouvir, não para falar”, pensou. “Mas foi então que percebi que isso faz parte do problema”, disse. “Pessoas como eu têm que falar. Para ser claro, não estou a falar de apresentadores de programas noturnos ou pessoas que têm a sorte de ter uma plataforma. Estou a falar de pessoas brancas”, sublinhou o apresentador.
Foi então que Corden falou com Watts, através de videochamada, momento no qual o músico começou por falar um pouco sobre a sua infância, salientando que durante o seu crescimento os pais fizeram todos os possíveis para enfrentar o racismo no local onde residiam.
Watts explicou que a sua mãe – que é branca – era “uma feroz lutadora, que saía de casa enfrentava as pessoas” que o insultavam apenas pela cor da pele. “O meu pai cresceu no Centro-Oeste, esteve no Vietname, e não conseguiu um emprego quando saiu do exército por ser negro”, disse Watts, explicando que por esse motivo o pai teve que continuar no exército e regressar ao Vietname. O músico continuou a contar a sua história e explicou que quando os pais se decidiram casar o enlace não foi reconhecido nos Estados Unidos, devido às leis vigentes que proibiam casamentos inter-raciais.
“Cresci toda a vida a lutar para ser um ser humano”, acrescentou, em lágrimas. “Estou a tentar o meu melhor para usar com responsabilidade a plataforma a que tenho acesso”.
“Sinto muito que estejas a sentir isto e dava tudo para poder estar contigo e abraçar-te”, disse Corden, que também chorava.
Veja o vídeo.