José Luís Peixoto é muito discreto no que toca à sua vida pessoal, mas, num almoço promovido pelo grupo Vila Galé, o escritor fez-se acompanhar pela mulher, Patrícia Pinto, com quem tem partilhado as histórias da sua vida nos últimos dez anos. Com formação na área de Marketing e Comunicação e apaixonada por fotografia, Patrícia tem sido, na verdade, um elemento-chave também na carreira profissional do escritor.
“A Patrícia é a primeira leitora de praticamente todos os meus textos. Aliás, para mim é muito útil contar com esse olhar no momento em que o texto ainda está do meu lado e ainda o podemos debater. Muitas vezes há certas decisões que tomo em virtude dessa leitura dela”, admite José Luís Peixoto.
Patrícia, por seu lado, assume ser um enorme privilégio ler os textos do marido em primeira mão: “Ter a possibilidade de, pela primeira vez, falar sobre aquelas palavras e pensar sobre elas é, sem dúvida, um momento muito especial. É único e irrepetível”, garante, acrescentando: “É muito bom saber que em Portugal existem bons escritores, que há boa literatura, e fazer um bocadinho parte desse mundo através do José Luís é um grande privilégio.”