Maria Botelho Moniz e Pedro Bianchi Prata são um casal cúmplice, que se apoia em todos os momentos, como se viu na antestreia do primeiro episódio do documentário The Hardest Race in The World, que o piloto e a sua equipa filmaram durante o último Dakar. “Faço 30 anos de carreira, foi o meu décimo Dakar de mota e queria fazer algo especial. É emocionante ver o que vivemos durante aqueles dias. A certa altura, esquecemo-nos de que tínhamos lá as câmaras. Somos nós e tudo o que acontece no Dakar, sem filtros”, disse Pedro sobre este trabalho documental.
Momentos antes da estreia do episódio, no Lisbon 2022 Motorcycle Film Fest, Maria não disfarçou o orgulho que sente no piloto e em todos os seus feitos, como revelou à CARAS: “Adorei ver o que se passa efetivamente no Dakar. Falávamos todos os dias, mas ver o que eles viveram lá deu-me outra perceção. Quem fica cá tem sempre o coração nas mãos durante aqueles dias, mas entre nós há um grande respeito pelas opções de cada um. Somos os maiores fãs um do outro, vibramos com cada conquista.”
Neste final de tarde, o piloto também evidenciou o papel que a namorada tem no seu ânimo: “É muito importante que a pessoa com quem estamos e de quem mais gostamos nos dê o seu apoio e perceba o nosso trabalho. Conseguimos falar todos os dias, mas foi muito difícil: tinha de andar 20 km para conseguir ter rede. Queria muito ouvi-la!”