Béhen – Joana Duarte, é a grande vencedora do Globo de Ouro de Personalidade do Ano de Moda, um galardão entregue na noite deste domingo, dia 2 de outubro, na cerimónia que decorre no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Em hindi “béhen” significa irmandade, a palavra ideal para descrever a relação que Joana Duarte, fundadora da marca homónima, tem com as preocupações ambientais, causas sociais e a sustentabilidade. Foi isso mesmo que levou a designer de moda a cumprir os valores que definiu para a marca que criou em 2019, antes da pandemia. Para o projeto há duas regras fundamentais, como se pode ler no site da Béhen, “a redução do impacto ambiental através do up-cycling, pelo qual a marca se tornou reconhecida, mas também o impacto social, através da procura por quem ainda detém os antigos saberes”.
Um ano depois apresentou a primeira coleção na Modalisboa, onde se veio a afirmar em 2021, com uma coleção primavera/verão em que uma percentagem das vendas reverteu para instituições de combate ao casamento infantil. Um ano que ficou ainda marcado com a distinção no concurso The International Sustainable Fashion Design, e com a abertura do seu espaço físico, no centro de Lisboa, onde a roupa, feita a partir de toalhas de mesa, colchas, mantas e outros têxteis antigos, ganha vida.
Este ano foi convidada para ser a responsável pelos figurinos de Casa Portuguesa, a primeira encenação de Pedro Penim enquanto diretor artístico do D. Maria II.
Joana Duarte tem 26 anos. O gosto pela moda foi-lhe incutido pela avó, que lhe deu umas luzes de corte e costura. Licenciou-se em design de moda em Portugal e foi para Londres, para a Kingston University, para fazer o mestrado. Na altura, o plano era trabalhar numa casa de moda internacional, mas uma viagem à Índia, onde percebeu que os saris passavam de geração em geração, acabou por lhe alterar o rumo. Lembrou-se dos enxovais e de que forma poderia reaproveitá-los. Quando regressou a Portugal, perdeu-se nos baús da família e foi assim, sem o ter planeado, que deu vida a um projeto sem grande pegada ecológica.