Depois do bronze de Patrícia Sampaio no judo, o ciclista de Viana do Castelo conquistou a medalha de prata na prova de Omnium, em ciclismo de pista, ontem à tarde, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, na estreia olímpica masculina de Portugal no ciclismo de pista.Iúri Leitão de prata em Paris e com enorme lição de desportivismo
Aos 26 anos, Iúri Leitão fez uma prova magnífica e no final reconheceu que o ouro foi bem entregue ao francês Benjamin Thomas. Já a madelaha de bnronze ficou entregue ao belga Fábio van den Bossche.
“É difícil descrever. Foi uma tarde muita intensa. A concorrência era muito forte e estava reticente sobre o que podia fazer. Tive uma queda há umas semanas. Era preciso minimizar os erros e acho que fizemos uma corrida taticamente perfeita. Acreditámos pouco a pouco, cheguei a acreditar no ouro, ainda lancei o meu ataque, mas o francês foi mais forte e é um justo vencedor. Esta foi a prova com mais nível que tive na minha vida.”, revelou e entrevista à RTP.
A prova ficou ainda marcada por um gesto de enorme desportivismo, que conquistou a plateia e as redes sociais. A dada altura o francês Benjamin Thomas sofreu uma queda e Iúri Leitão não quis atacar nesse momento que poderia ter resultado na medalha de ouro: “Quis ter a certeza que ele estava bem e que poderíamos voltar a discutir o ouro de forma justa. Seria injusto ele perder o ouro daquela forma, quis ter a certeza que ele voltava.”, confessou aos jornalistas no final da prova, visivelmente emocionado com a sua enorme conquista.
As felicitações não se fizeram esperar e o primeiro-ministro Luís Montenegro, que esteve recentemente à assistir à Volta em Portugal em bicicleta, recorreu ao X , antigo Twitter, para deixar uma mensagem ao campeão olímpico:
“Com uma prova espetacular, Iuri Leitão leva de novo Portugal ao pódio dos #JogosOlímpicos com a medalha de prata na prova de omnium. Que orgulho! Parabéns @ileitaoooo e parabéns ao ciclismo português, sempre ao mais alto nível.”, escreveu o PM.
O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa também quis parabenizar o atleta português: “É uma grande, grande, grande alegria! Se a anterior [medalha de bronze de Patrícia Sampaio] já foi uma grande alegria, a medalha de prata é uma alegria maior. E estamos à espera das medalhas de ouro”, afirmou aos jornalistas depoisde uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Ouça a mensagem de Iúri Leitão.