Lisboa acolheu na últioma sexta-feira, 13 de setembro, a 10.ª sessão da votação portuguesa para Semifinal dos International Emmy Awards 2024, na categoria ‘Non-Scripted Entertainment’. A sessão de visionamento e votação, que decorreu à porta fechada, reuniu mais de 30 personalidades da indústria televisiva nacional na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, da Câmara Municipal de Lisboa.
Este painel foi responsável por avaliar os melhores candidatos na categoria ‘Non-Scripted Entertainment’, entre reality shows, game shows e outros formatos exibidos em todo o mundo. Recorde-se que os vencedores desta e das restantes categorias serão anunciados na cerimónia oficial dos International Emmy Awards, a 25 de novembro de 2024, em Nova Iorque.
À noite, o Museu da Carris, em Alcântara, acolheu o jantar de gala na presença de cerca de 200 convidados dos três canais generalistas de televisão portugueses e com apresentação de Catarina Furtado e Gilmário Vemba (RTP), Cláudia Vieira e Ricardo Pereira (SIC), e Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira (TVI).
Na passadeira vermelha as celebridades portuguesas foram espelho de elegância e sensualidade com destaque para o clássico preto e algumas cor nesta noite de verão.
Desde 2016, por iniciativa de André Sampaio, embaixador da Academia Internacional de Televisão, Portugal tem sido o palco de semifinais dos International Emmy Awards. Este ano marcou a 10.ª edição de votação no país, reforçando a importância da produção nacional no cenário internacional.
Portugal já foi distinguido em três ocasiões: com as novelas ‘Meu Amor’ (TVI) em 2010, ‘Laços de Sangue’ (coprodução SIC/TV Globo) em 2011 e ‘Ouro Verde’ (TVI) em 2018. Ao longo dos anos, as produções portuguesas somaram um total de 12 nomeações para os International Emmy Awards.