Foi na China, com o Lago Oeste – Património Mundial da UNESCO – como cenário, que a casa Chanel apresentou a coleção Métiers d’Art 2024-25, inspirada nos biombos Coromandel, obras de arte chinesas bastante apreciadas por Coco Chanel, que tinha um desses biombos lacados do século XIX, que decorava o seu apartamento no número 31 da Rue Cambon, em Paris.
Assinada por Virginie Viard, diretora criativa da Chanel desde a morte de Karl Lagerfeld, em fevereiro de 2019, esta coleção homenageia, mais uma vez, o trabalho dos mestres artesãos que colaboram com a marca há vários anos. Na passerelle daquele que mais do que um desfile de moda foi um grandioso espetáculo visual, desfilaram modelos com motivos florais bordados, casacos com ombros descobertos, saias volumosas, peças em veludo, cetim e como não podia deixar de ser, o incontornável tweed. Uma coleção que apostou sobretudo nas três cores habituais da marca, o preto, o branco e o dourado.
Mesmo sendo no continente asiático, a apresentação da maison parisiense contou com uma plateia de luxo, que incluía Charlotte Casiraghi, a modelo Caroline de Maigret, as atrizes Tilda Swinton e Lupita Nyong’o, e o cineasta alemão Wim Wenders.
Conheça algumas das propostas apresentadas.
Veja também o vídeo do desfile.