Há quem lhe chame a Saint Tropez da Catalunha e, de facto, a vila de Sitges, situada a 35km de Barcelona, tem um charme muito especial. Banhada pelo Mediterrâneo, Sitges foi em tempos a zona de veraneio de eleição das famílias mais abastadas da cidade condal, mas hoje é muito mais do que isso. Além das suas praias, que atraem anualmente milhares de turistas, existe também um importante legado cultural. Há vários séculos que a vila acolhe artistas e intelectuais, com especial destaque para o pintor e escritor Santiago Rusiñol. Fiz questão de visitar El Cau Ferrat, a sua casa-ateliê, hoje transformada em museu, e onde estão expostas obras de artistas de renome como El Greco ou Picasso. Destaco ainda o Museu Maricel e o Museu Romântico, ambos situados no casco antiguo, a zona mais antiga da vila.
Andar a pé é a melhor forma de conhecer Sitges e ao perder-me nas suas ruelas deparo-me com a Casa Bacardi. Esta famosa marca de rum tem origem em Cuba, mas foi precisamente em Sitges que nasceu Facundo Bacardí i Massó, o seu criador. Curiosamente, foi também aqui que nasceu Andrés Brugal Montaner, que, na República Dominicana, fundou a igualmente famosa marca de rum Brugal.
Sem dúvida que as praias são um dos principais atrativos de Sitges, logo, os meses de verão são ideais para uma visita. Porém, fevereiro e outubro também são meses a ter em conta. Primeiro, porque é em Sitges que se realiza o carnaval mais famoso da Catalunha e, depois, porque é no início de outubro que tem lugar o Festival Internacional de Cinema da Catalunha, a mais antiga mostra de cinema fantástico do mundo, criada em 1968.
A cosmopolita vila de Sitges, que, segundo dados recentes, é o município mais caro de Espanha (o preço médio por m² ronda os 6000 euros), está dotada de três portos desportivos e inúmeras unidades hoteleiras. Optei pelo Alenti, um hotel de design com apenas nove quartos, localizado na Calle del Pecado, a rua onde estão concentrados os bares que animam as noites desta vila. A poucos metros daqui está o Passeio Marítimo, onde as muitas esplanadas viradas para o mar convidam a uma bebida fresca ou à degustação das iguarias da rica cozinha catalã.
A NÃO ESQUECER
Como chegar: O Aeroporto Internacional de Barcelona, El Prat, está situado a 28km de Sitges. Aqui, a melhor opção é o comboio, que se apanha junto ao Terminal 2 do aeroporto. A viagem demora cerca de 20 minutos.
Onde ficar: Hotel Alenti, Calle Primero de Mayo de 1838, n.º19. Com apenas nove quartos, este hotel de design é um dos mais modernos e exclusivos de Sitges.