Prevê-se que o rei Juan Carlos de Espanha deixe durante a manhã a Unidade de Cuidados Intensivos, onde permanece desde ontem, 3 de março, depois de ter sido operado a uma hérnia discal na Clínica La Milagrosa, em Madrid. De acordo com fontes hospitalares, o soberano passou bem a noite, mas informações complementares serão avançadas ainda hoje pelo diretor do centro hospitalar, Gaspar Palet.
Ontem, Manuel de la Torre, o médico responsável pela intervenção cirúrgica ao rei Juan Carlos, informou que o período de recuperação do monarca deverá ser longo e que depende da sua evolução.
Duas horas depois da intervenção, o neurocirurgião fez um relatório acerca do estado do monarca e informou que a operação foi um “êxito absoluto”. “O rei esteve estável durante a cirurgia, a sua recuperação é boa, está desperto e a colaborar muito, como faz sempre”, afirmou.
O médico adiantou que Juan Carlos irá ficar internado uma semana e que precisará de “dois a seis meses para uma recuperação completa” e que depois disso não precisará de usar muletas.
Após os primeiros tempos na clínica, o soberano espanhol continuará a sua recuperação no Palácio da Zarzuela. “Será uma recuperação domiciliária e a sua duração dependerá da evolução de sua majestade. Iremos começar com a recuperação da zona lombar, depois da zona locomotora, das extremidades inferiores, para que possa caminhar cada vez melhor”, explicou o médico.
Manuel de la Torre destacou também o otimismo com que o rei enfrentou mais esta operação: “Os seus comentários estão cheios de otimismo e força. É difícil encontrar em paciente tão bom como sua Majestade. Quer melhorar e estar bem para enfrentar os seus compromissos”.
Ao final da tarde de ontem, Juan Carlos recebeu a visita da mulher, a rainha Sofía, das duas filhas, as infantas Elena e Cristina, e dos príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia. À saída, o príncipe herdeiro afirmava: “Podem calcular como ele está. Satisfeito por deixar de ter dores, apesar de o esperar um período difícil. Tem pela frente um período de trabalho duro e de esforço para se recuperar”. O filho do rei contou também que a operação tinha “corrido muito bem” graças ao “magnífico trabalho” do cirurgião.
Rei Juan Carlos deixa Cuidados Intensivos
O monarca espanhol foi operado este domingo a uma hérnia discal.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites