Este fim de semana a Bélgica estará em festa para receber o seu novo rei, Philippe. Aos 80 anos e depois de 20 anos de reinado, Alberto da Bélgica decidiu abdicar do trono, passando assim ao seu filho mais velho a responsabilidade de dar continuidade e defender o papel da monarquia no país. Mas antes da cerimónia de investidura e das comemorações marcadas para este sábado e domingo, o rei Alberto e a mulher, Paola, visitaram a cidade Liège, onde foram muito acarinhados pelos seus súbditos. Visivelmente emocionados por esta etapa da sua vida estar a chegar ao fim, os reis mostraram-se muito cúmplices e não hesitaram em trocar abraços e beijos durante a breve aparição na varanda da câmara da cidade.
Programa das cerimónias de investidura do novo rei da Bélgica:
No sábado, 20 de julho, às 18h30 (hora portuguesa), os reis Alberto e Paola, acompanhados pela restante família real, assistirão ao tradicional concerto Prelúdio à Festa Nacional no Palácio de Belas Artes, em Bruxelas. Mais tarde, os reis e os príncipes herdeiros, Philippe e Mathilde, marcarão presença no Baile Nacional num dos bairros mais antigos da capital belga, Les Marolles.
No domingo, 21 de julho, Dia Nacional da Bélgica, data escolhida para a abdicação do rei e investidura do herdeiro ao trono, as cerimónias iniciam-se pela manhã. Às 8h30, a família real assistirá à missa Te Deum, que decorrerá na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, em Bruxelas.
Para as 10h15, está prevista a cerimónia onde o rei Alberto apresentará a sua renúncia ao trono. Uma hora e meia depois, Philippe fará o juramento como sétimo rei da Bélgica no Parlamento Federal. Às 12h45, o novo rei dirigir-se-á à Coluna do Congresso para prestar uma homenagem ao soldado desconhecido. A meio da tarde, Philippe passará revista às tropas e presidirá ao desfile do Dia Nacional frente ao palácio.
Às 18h00, os novos reis da Bélgica vão deslocar-se ao Parque Warandel, onde tradicionalmente se celebra a festa nacional em Bruxelas. O dia terminará com o espetáculo de fogo-de-artifício, onde estará presente toda a família real.
Reis da Bélgica: Cumplicidade na última visita antes da abdicação
O rei Alberto passa este sábado, 20 de julho, o testemunho ao seu filho mais velho, o príncipe Philippe.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites