Os imperadores do Japão estão preocupados com as especulações sobre o casamento da sua neta, a princesa Mako com Kei Komuro, que conheceu na universidade.
A cerimónia até já tinha data marcada – 4 de novembro – mas foi adiada para 2020 com as razões a serem tema de discussão, um pouco por todo o país.
É que a Casa Imperial Japonesa alegou o adiamento por “falta de preparação” e “imaturidade”, motivos que não convencem a opinião pública, o que levou os imperadores do Japão a pronunciarem-se sobre o assunto. A imperatriz Michiko revela estar “surpresa e triste que a paz e tranquilidade não reinem na família do filho [Príncipe Akishino]” e o imperador Akihito afirmou estar “muito angustiado” com toda a situação.
As dúvidas em relação ao casamento tendem em não desaparecer e no país já aparecem algumas teorias: a revista japonesa Shukan Josei avança mesmo que o noivo da princesa Mako, assim como a sua família, passaram por problemas financeiros.
Recorde-se que o imperador do Japão encontra-se com 84 anos e, devido a problemas de saúde recentes, decidiu abdicar do trono, iniciando um processo de sucessão para o filho mais velho Naruhito, de 57 anos. O processo de abdicação está marcado para 30 de Abril de 2019 e, se a data se manter, o imperador Akihito abdica após completar 30 anos no trono japonês.