A tragédia que se abateu sobre a Grécia comoveu o mundo. Desde a tarde da última segunda-feira, dia 23, que os incêndios em redor de Atenas já causaram mais de 80 mortos e contam-se quase 200 feridos. Nas redes sociais, multiplicaram-se as mensagens em que se lamenta o drama vivido, mas, no caso da família real grega, o facto de ter demorado alguns dias a reagir fez nascer uma onda de críticas, em que sobressai a acusação de falta de empatia pela tragédia.
A princesa Olympia não escapou a essa ‘onda’ e chegou a pedir, na sua mais recente publicação: “não me ataquem por causa de uma imagem“. A fotografia em questão é de um prato de ouriços-do-mar – junto da qual escreveu ‘bolo de aniversário -, que publicou no Instagram esta quinta-feira, dia 26, por ocasião do seu 22º aniversário. Face aos comentários que gerou, em que às mensagens de parabéns se juntaram outras que a acusavam de egoísmo por só pensar em divertir-se, a princesa escreveu: “É o meu aniversário! É claro que me sinto péssimo com o que está a acontecer na Grécia e o meu coração e minhas orações estão com todos aqueles que foram afetados, mas não me ataquem por uma imagem de ouriços-do-mar. “
Também os príncipes Pablo e Marie Chantal não escaparam às críticas. Encontrando-se de férias, vinham a publicar várias fotografias do seu tempo de lazer, mas, a partir de segunda-feira, e até quinta, dia 26, interromperam os ‘posts’ e permaneceram em silêncio. Ontem, o príncipe herdeiro e a mulher partilharam a mesma fotografia de Atenas ao pôr-do-sol sob uma nuvem de fumo. “Os nossos pensamentos estão com as vítimas e familiares das vítimas de ontem, com todos os envolvidos no resgate dos habitantes das áreas afetadas e com aqueles que sofrem em Attica, Corinto, Creta e outras partes do nosso país. Oramos pela recuperação total dos feridos e pela restauração da propriedade de nossos semelhantes. As nossas sinceras condolências aos que choram. Força para todos“, escreveu Pablo junto da imagem. “Os meus pensamentos, condolências e orações vão para todos aqueles afetados pelos incêndios trágicos e em torno de Atenas”, foi por sua vez a mensagem de Marie Chantal.