A data de 2 de novembro é indubitavelmente especial na família real espanhola ou não fosse este o aniversário da rainha emérita Sofía. Este ano, com um sabor especial, já que é o seu 80.º aniversário. Depois de ter oferecido um almoço privado no Palácio da Zarzuela, no qual reuniu toda a família, espera-se que, pelas 18:30 horas, se junte ao rei emérito Juan Carlos para juntos presidirem a um concerto oferecido em sua honra pela Orquesta Sinfónica Freixenet de la Escuela Superior de Música Rainha Sofía.
Mantendo presente o seu compromisso de serviço a Espanha, confessou à imprensa ter novos desafios para o futuro, particularmente desde que se tornou rainha emérita. Contou ainda que o seu interesse pela natureza poderá ser levado mais a sério no futuro. “Vou envolver-me na limpeza dos oceanos e ajudar os animais marinhos”, explicou ao nomear os seus próximos projetos de forma surpreendente. “Adoro animais”, garante.
A imprensa internacional já tinha avançado que a mãe de Felipe VI estaria a trabalhar com uma investigadora especializada em oceanos e que recebeu o Prémio Princesa das Astúrias 2018 pela sua luta pela proteção dos oceanos. A rainha emérita afirmou estar “muito orgulhosa” de todos os resultados obtidos pela Fundação Rainha Sofia para ajudar os que mais precisam e mostrou manter-se jovem para além da idade. “Tenho 80 anos, mas a mente de alguém de 50”, revelando o desejo de fazer mais, apesar das limitações próprias da idade, mesmo para alguém que se encontra bem.
A colaborar com as associações Ecoembes e SeoBirdLife, foi vista em setembro a recolher resíduos do mar como uma qualquer outra voluntária, apoiando assim a limpeza das praias de Mahón.
Recorde na fotogaleria alguns dos momentos mais importantes da sua vida!