A princesa Eugenie falou abertamente sobre o trauma em torno do seu diagnóstico de escoliose e a forma como a cicatriz da cirurgia inspirou o seu vestido de casamento. A filha do príncipe André revelou à imprensa internacional que tinha como objetivo mostrar as suas costas e a cicatriz no modelo a delinear e, após algumas reuniões, tiraram uma conclusão importante. “Percebemos que a parte de trás do vestido era o ponto central e um véu tiraria a cicatriz e o belo design que eles criaram”, recorda.
A cirurgia que lhe terá mudado a vida aos 12 anos trouxe-lhe uma mistura de sentimentos que incluia uma certa raiva. “Serei capaz de praticar desportivo? Vou ser a mesma? Vou faltar à escola e ficar para trás? Lembro-me de me sentir raiva por não poder correr e brincar”, revelou ao lembrar o importante papel da sua mãe, Sarah Ferguson, que a ajudou a tornar esta difícil experiência em algo de positivo. Foi esse mesmo testemunho que levaram juntas a outras pessoas que sofrem da mesma doença, lembrando que Eugenie foi submetida à mesma cirurgia. “Olhem para a cicatriz dela e como ela se mantém de pé”, lembra Sarah Ferguson.
Recorde-se que a irmã de Beatrice é agora patrona da Royal National Orthopaedic Hospital. Confrontada recentemente por um caso semelhante ao seu mostrou-se feliz por poder ajudar, através do seu testemunho, uma menina de sete anos recentemente operada que não se conseguia sentar.