A estreia de Harry e Meghan no Instagram foi triunfal, tendo quebrado um recorde do Guinness. Contudo, não demorou a gerar controvérsia.
Kevin Keiley, 55, diz que o Instagram cedeu o seu nome de utilizador na plataforma, ‘SussexRoyal’, ao casal sem qualquer aviso prévio. O instrutor de condução, natural de Sussex e adepto da equipa de futebol Reading Royals, usava o nome há cerca de três anos e diz que só soube da mudança quando o filho lhe enviou uma SMS a brincar com a situação.
Depois disso, tentou entrar iniciar sessão na aplicação e viu que tinha passado de ‘sussexroyal’ a ‘_sussexroyal_’. “Parti do princípio que a minha conta estava ativa, mas o Instagram decidiu que não estava,” disse numa entrevista recente ao The Washington Post via Skype.
O Instagram recusou comentar a mudança de nome, que foi noticiada primeiramente pela BBC News. No entanto, a empresa disse ao meio de comunicação que a troca foi uma forma de prevenir o digital squatting” — ou seja, ficar com um nome sem a intenção de usá-lo ou, em alguns casos, tirar partido da situação ao tentar levar uma figura pública ou marca a pagarem por ele.
Keiley diz ainda que gostaria de ter recebido uma notificação da mudança ou, pelo menos, de ter tido uma palavra a dizer no seu novo nome de utilizador. “É um bocadinho foleiro. Os subtraços não são algo que eu usaria numa conversa normal.”
No Twitter, o cidadão britânico mantém o nome @sussexroyal… por enquanto. “Ainda não aconteceu nada por lá – sublinho o ainda,” brincou.