O rei emérito Juan Carlos fez saber recentemente a sua decisão de abandonar a vida pública. O pai de Felipe VI fê-lo através de uma carta dirigida ao filho e cujo conteúdo foi posteriormente difundido pela casa real.
De acordo com esse documento, o marido da rainha emérita Sofía considera que, volvidos quase cinco anos da sua abdicação, que teve lugar em junho de 2014, e apesar das atividades em que se envolveu durante este tempo, chegou a altura de ‘virar a página’, optando por retirar-se da vida pública.
“Desde o ano passado, quando celebrei os meus 80 anos, vim amadurecendo esta ideia, reafirmada por ocasião da comemoração inesquecível do 40º aniversário da nossa Constituição. Um ato solene, cheio de emoção para mim, que me fez evocar, com orgulho e admiração, a memória de tantas pessoas que contribuíram para viabilizar a transição política e renovar meu sentimento de gratidão permanente para com o povo espanhol, verdadeiro arquiteto e principal protagonista dessa etapa transcendental da nossa história recente”, pode ler-se na carta, na qual indica ainda que este seu desejo deverá vigorar a partir de dia 2 de junho.
Recorde aqui o primeiro discurso do príncipe Felipe!