A princesa Haya da Jordânia quer divorciar-se do marido, o emir Mohammed bin Rashid Al Maktoum, do Dubai, e para isso já escolheu a pessoa que a vai representar. Recentemente, a princesa tem sido notícia por ter fugido para Londres, com os dois filhos e, alegadamente, 35 milhões de euros.
A irmã do rei da Jordânia contratou a advogada britânica Fiona Shackleton, para que defenda os seus interesses económicos e familiares neste caso, que se adivinha longo, mediático e, certamente, dispendioso. Atualmente os seus honorários rondam os 700 euros por hora.
Shakleton é um nome sonante no mundo do Direito. Foi a advogada responsável por gerir a separação do príncipe Carlos e da princesa Diana e também pelo divórcio do príncipe André e Sarah Ferguson, além de ser assessora jurídica dos príncipes William e Harry, tendo até sido convidada para os casamentos de ambos os irmãos.
De momento, sabe-se que a estratégia da advogada passará por provar que a princesa vivia uma vida de opressão junto do marido. Apesar de ainda não ter sido dado início ao processo, a separação já começou fora dos tribunais, uma vez que a advogada acusou Mohamed bin Rashid de maltratar a mulher. Por outro lado, um dos filhos do emir partilhou um vídeo onde se pode ver o pai em momentos carinhosos com os netos.
Al Maktoum não ficou atrás da sua ainda mulher e contratou também uma figura de relevo na área jurídica. Trata-se de Helen Ward, conhecida por ter como clientes Guy Richie ou o antigo piloto de Fórmula 1, Bernie Ecclestone.