Poucos romances terão sido mais escrutinados que o de Carlos e Diana, que terá protagonizado muitos momentos de dor e de tristeza. Foi recentemente um esse episódio íntimo, desta vez marcado pela compaixão entre os dois e, por isso, raro. Tudo terá acontecido após a morte de um membro da família real inglesa muito especial: Louis Mountbatten, tio-avô de Carlos com quem mantinha uma forte ligação e que resultou numa perda irrecuperável na sua vida.
De acordo com o livro “Diana: Her True Story – In Her Own Words”, o autor, Andrew Morton, revelou o momento em que Diana falou da inconsolávell tristeza de Carlos. Diana terá acompanhado o príncipe de Gales numa das suas partidas de pólo, Morton recordou uma conversa durante um barbecue em que Diana ter-lhe-á dito, na presença dos amigos: “Eu pensei: “Isto está errado, és solitário, devias encontrar alguém que se preocupasse contigo.”
O momento terá tocado profundamente o príncipe Carlos, que rapidamente a olhou com renovada alegria, pela empatia e sensibilidade reveladas. Ela acrescentou: “Parecias tão triste quando subiste ao altar durante o funeral [de Louis Mountbatten]. Foi a coisa mais trágica que alguma vez vi. O meu coração ‘sangrou’ por te ver assim.”
Veja também: Ocasiões em que o estilo de Diana parece ter influenciado Kate