
Borja B. Hojas
Os reis de Espanha visitaram Juan Carlos no Hospital Quirón de Pozuelo de Alarcón, em Madrid, este domingo, onde o rei emérito se encontra a recuperar da cirurgia a que foi submetido este sábado, dia 24 – três bypass coronários, um procedimento que demorou mais de quatro horas.
Felipe VI assegurou, perto das 20h locais (21h em Lisboa), depois de visitar o pai, que este se encontrava bem e divertido. “Ele não perde o sentido de humor”, garantiu o monarca, aos meios de comunicação ali presentes. Letizia também falou sobre o estado de saúde do rei, referindo que Juan Carlos era “valente”, e explicando que “dormiu tranquilo” na primeira noite depois da operação.
Já no dia anterior, depois da operação, o rei e a rainha Sofía tinham afirmado que estavam “muito contentes” pela forma como decorreu a cirurgia. “Foi tudo perfeito e decorreu no tempo previsto, não houve nenhuma complicação”, garantiu Felipe VI, uma afirmação que a rainha emérita completou: “está em boas mãos”.
Ao ser questionado sobre a forma como o pai viveu as horas que antecederam a cirurgia, o monarca explicou que Juan Carlos não estava nervoso na noite anterior ao internamento e manteve-se sempre otimista. “Estava como ele é, animado e transmitindo-nos tranquilidade”.
Veja nos vídeos a chegada e as declarações de Felipe e Letízia:
Recorde a visita dos reis de Espanha e das duas filhas ao Clube Náutico de Palma de Maiorca, este verão.