Desde que começou a participar em atos públicos, Letizia sempre demonstrou interesse em manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Assim, sabe-se que a rainha colabora ativamente com os encarregados da cozinha do palácio da Zarzuela, desenhando com eles os menus a serem preparados.
De acordo com a revista francesa Point de Vue, a monarca defende que tanto ela como o rei Felipe VI e as duas filhas, Leonor e Sofía, sigam a dieta proposta pelo nutricionista americano Nicholas Perricone, conhecido como “o pai da Teoria do Envelhecimento causa pela Inflamação”. Desta forma, a dieta dos reis e das filhas é influenciada por este médico que promove a ingestão de frutas e verduras daquela estação em vez de carne, assim como fomenta o consumo de peixe, eliminando os açúcares e os alimentos processados.
“Uma das maiores alegrias da minha investigação foi a descoberta da função dos nutrientes essenciais nos alimentos que comemos e de como estes afetam a nossa beleza, saúde e longevidade. Aquilo que muitas vezes denomino como ‘superalimentos’ são aqueles com propriedades notavelmente anti inflamatórias, cicatrizantes e rejuvenescedoras, que foram esquecidos no mundo atual da comida rápida e processada”, assegurou Perricone, médico de celebridades como Gwyneth Paltrow, Kate Hudson, Cate Blanchett, Uma Thurman e Julia Roberts, entre outros.
De salientar que além dos monarcas e as filhas, também os funcionários do palácio seguem a dieta escolhida por Letizia.
Recorde o momento em que a rainha se mostrou orgulhosa da filha mais velha na entrega dos prémios Princesa de Girona.