Os reis de Espanha já se encontram em Cuba, onde esta terça-feira, dia 12, começa a visita oficial, por motivo dos 500 anos da fundação de Havana. Felipe VI e Letizia sairam do aeroporto de Barajas cerca das 15:30h e fizeram-se acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros ainda em funções, Josep Borrell, e pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional, Juan Pablo de Laiglesia.
Os monarcas aterraram em Cuba ao final da tarde, onde foram recebidos pelo embaixador de Espanha no país, Juan Fernández Trigo, pelo embaixador de Cuba em Espanha, Gustavo Machín e pelo ministro das Relações Externas cubano, Bruno Rodríguez, entre outras autoridades locais.
Esta terça-feira, os reis serão recebidos na Praça da Revolução, onde farão uma oferenda ante o Memorial José Martí. De seguida saudarão o presidente da República, Miguel Díaz-Canel, num ato em que previsivelmente estará ao seu lado a mulher, Lis Cuesta, que pela primeira vez na história do país exercerá funções de primeira-dama ao estilo ocidental.
Ainda de manhã, a rainha irá até à Plaza Vieja, onde visitará a escola Gaspar Melchor de Jovellanos, fundada com o apoio da Cooperação Espanhola, e o Convento de São Francisco. Da parte da tarde, os monarcas visitarão a exposição “Espanha-Cuba: contigo na distância”, organizada pela Iberia e pela agência Efe. O dia irá terminar com um jantar de boas-vindas aos reis espanhóis.
Veja as imagens!