Na passada quinta-feira chegava ao fim a visita oficial de quatro dias dos reis de Espanha a Cuba e, apesar de se esperar que ambos regressassem a Madrid, a verdade é que apenas Letizia o fez. Felipe VI apanhou outro avião e deslocou-se até aos Estados Unidos, mais concretamente até Washington.
O motivo desta viagem, que não faz parte da sua agenda oficial, foi marcar presença nas comemorações que assinalam o centenário da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Georgetown, onde o monarca tirou o mestrado, depois de se licenciar em Direito em Espanha.
De acordo com a agência EFE, a universidade promoveu diferentes celebrações ao longo deste último fim de semana. O reitor terá convidado o rei espanhol para participar nestas comemorações, que terminaram com uma gala para aproximadamente 400 pessoas, entre as quais se incluem antigos alunos, professores, e personalidades de relevo, como o antigo presidente Bill Clinton ou o príncipe Pablo da Grécia, primo do rei de Espanha, que também estudou nesta universidade.