Os duques de Sussex vão deixar de ser membros ‘sénior’ da família real britânica. A decisão foi comunicada através das suas redes sociais, apenas um dia depois de terem retomado a sua agenda oficial.
“Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas decidimos fazer uma transição este ano e começar a dar passos para chegar a um novo lugar nesta instituição. A nossa intenção é deixar de ser membros ‘sénior’ da Família Real e trabalhar para sermos independentes financeiramente enquanto continuamos a apoiar por completo Sua Majestade, a Rainha. Com o vosso encorajamento, particularmente nos últimos anos, sentimo-nos preparados para fazer este ajuste”, começa por dizer o comunicado.
“Agora planeamos dividir o nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar os nossos deveres com a Rainha, a Commonwealth e os patrocínios. Este balanço geográfico vai permitir-nos educar o nosso filho para que aprecie a tradição real na qual nasceu, além de dar espaço à nossa família para se concentrar na próxima etapa, incluindo o lançamento da nossa nova organização de caridade”, continua.
“Desejamos partilhar todos os detalhes desta nova etapa quando chegue o momento, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todos os outros membros. Até lá, aceitem o nosso mais profundo agradecimento pelo vosso apoio”, refere, por fim, o comunicado.
Recorde-se que Harry e Meghan já tinham anunciado que se afastariam temporariamente da vida pública, tendo passado as últimas seis semanas no Canadá.