Na tarde da segunda-feira, 13 de janeiro, depois de uma reunião em família, a rainha Isabel II emitiu um comunicado sobre a decisão de Harry e Meghan de se afastarem da realeza britânica. No texto, a rainha afirma apoiar o desejo do neto e diz que vai haver um período de transição em que Harry e Meghan vão dividir o tempo entre o Canadá e o Reino Unido.
E parece que o comunicado informa mais do que a opinião da rainha sobre o anúncio de Harry e Meghan. É que ao longo das 12 linhas do texto, a matriarca não chama o casal nenhuma vez pelo seu título real de “duques de Sussex”. A rainha começa por chamar Harry de “meu neto”, para na sequência usar os nomes próprios do casal. Isabel II também usa a palavra “família” oito vezes para falar dos membros da realeza, o que pode significar que Harry já não será mais tratado pelo seu título real.
A única referência ao título que receberam na sequência do casamento está no final do comunicado, quando a rainha diz: “acordou-se que haverá um período de transição no qual os Sussex passarão tempo no Canadá e no Reino Unido”.
O site oficial de Harry e Meghan continua a chamar o casal de “duques de Sussex”. Na secção sobre o financiamento da família, o site informa que os dois deixam de ser “membros sêniores da Família Real e não são mais financiados pelo Sovereign Grant” (fundo destinado a suportar os deveres oficiais da Rainha).