Felipe VI e Letizia presidiram na manhã desta quarta-feira, dia 6 de janeiro, à cerimónia da Pascoa Militar, que marca o arranque do ano institucional para os monarcas. Este ano – e tal como tem acontecido com a maioria dos eventos nos últimos meses-, as celebrações sofreram algumas alterações devido à pandemia.
Os reis de Espanha chegaram ao local utilizando máscaras e respeitando o distanciamento social, tal como todos os presentes, que este ano eram em muito menor número, dado que quase não houve público a assistir a este momento, uma medida tomada para evitar aglomerações.
Para a ocasião, Felipe VI surgiu de uniforme, enquanto Letizia parece ter abandonado a ‘regra’ pela qual se regeu em quase todo o ano de 2020 de não estrear roupa nova. A rainha surgiu esta manhã no palácio Real com um visual discreto, mas elegante, composto por uma blusa branca oversize, de mangas compridas, com grandes botões pretos do lado esquerdo, uma peça com a qual a monarca nunca tinha sido vista em público, e que combinou com uma saia comprida cinzenta.
Devido às baixas temperaturas que se fazem sentir na capital espanhola, Letizia completou o look com uma capa preta, com pelo, de Carolina Herrera, que já usou em público em diversas ocasiões, uns sapatos de salto com tiras cruzadas de Magrit, e uma clutch de Felipe Varela.
Depois das honras da Guarda Real e da salva de 21 tiros, os reis de Espanha passaram ao Salão das Colunas, onde saudaram os representantes das comissões militares dos Exércitos, uma receção que contou com um terço dos participantes habituais e que teve uma duração menor do que em anos anteriores. Por fim, no Salão do Trono, os monarcas encontraram-se com autoridades civis e militares, que foram este ano condecoradas, um ato também diferente do habitual, no qual foi evitado o contacto físico.