A família real britânica já tomou uma primeira atitude em relação a um documentário polémico que a BBC está a apresentar. Num comunicado em conjunto, o Palácio de Buckingham, a Clarence House e o Palácio de Kensington reagiram a “The Princes and the Press”, peça de Amol Rajan com dois episódios e que fala da relação do príncipe William e príncipe Harry com os meios de comunicação.
“Uma imprensa livre, responsável e aberta é vital para uma democracia saudável. Contudo, por vezes, apresenta como factos afirmações que são exageradas e infundadas, que vêm de fontes não identificadas, e é dececionantes quando um órgão, incluindo a BBC, lhes dá credibilidade”, lê-se na missiva, percebendo que a família real não ficou agradada com a primeira parte da peça.
No primeiro episódio, intitulado “New Generation”, é abordada a reação dos media à nova geração da realeza e a resposta positiva que estava a receber. Aborda os anos após o Jubileu de Diamante da rainha, incluindo o noivado e casamento de Harry e Meghan. A peça mostra ainda algumas técnicas ilegais para se obter informações, tais como hackear dispositivos.
Assim, são apresentados conteúdos mais privados, tais como a conversa de Meghan com Omid Scobie, que escreveu o livro “Finding Freedom”, que aborda a saída dos duques de Sussex do Reino Unido para os EUA.