No passado dia 10 de dezembro terminou o primeiro período escolar no UWC Atlantic College, no País de Gales, motivo pelo qual a princesa Leonor regressou a Espanha para aproveitar as férias de Natal na companhia da família.
Seria de esperar que durante estes dias fossem divulgadas algumas imagens dos reis com as filhas, mas tal não aconteceu e existe um forte motivo para que Felipe VI e Letizia tenham decidido ser mais discretos neste momento.
De acordo com a revista espanhola Vanitatis, a explicação está na pandemia. Com a nova onda e a variante ómicron, que fez subir bastante o número de contágios um pouco por toda a Europa, os monarcas terão optado por se resguardar neste momento, de forma a evitarem escândalos, como o que aconteceu recentemente com a família real da Holanda, que foi bastante criticada por ter decidido fazer uma festa com vários convidados para celebrar o 18º aniversário da princesa Amalia.
Assim, os reis espanhóis terão preferido desfrutar de umas férias mais discretas, mantendo-se longe dos olhares do público, uma decisão oposta à tomada em anos anteriores. Em 2018, por exemplo a rainha Letizia foi fotografada com as filhas, Leonor e Sofía, no 40º aniversário do Ballet Nacional.