Com o passar do tempo, vão sendo dados a conhecer novos detalhes da relação dos príncipes William e Harry, que atravessa uma fase particularmente delicada, principalmente desde que o duque de Sussex decidiu abandonar os deveres reais e mudar-se para os Estados Unidos com a mulher, Meghan.
De acordo com a imprensa britânica, uma das pessoas que tem tido um papel fundamental na relação entre os dois filhos de Carlos e Diana é Kate. Os príncipes William e Harry afastaram-se no início de 2020, após a partida de Harry, e a relação só pirou depois da polémica entrevista que os duques de Sussex deram a Oprah, em março de 2021. No entanto, no início de julho do mesmo ano, os dois irmãos encontraram-se em Londres para inaugurarem juntos a estátua que mandaram erguer em homenagem à mãe.
Nessa altura, o príncipe William estaria “furioso” com Harry, devido à entrevista, e terá sido nesse momento que Kate interveio, para que no momento da inauguração da estátua, que assinalava os 60 anos do nascimento da princesa Diana, houvesse alguma harmonia entre os dois irmãos, já que inicialmente William ter-se-ia recusado a marcar presença nesse momento, ao lado de Harry.
Terá sido Kate quem convenceu o marido a estar presente. Naquela altura, e segundo referiram fontes próximas do conde de Spencer, irmão de Diana, ao Daily Mail, havia a expectativa de que este momento tão especial voltasse a unir os irmãos, mas tal parece não ter acontecido.
De recordar que esta já não era a primeira vez que Kate tentaria uma aproximação entre o marido e o cunhado. O mesmo aconteceu durante o funeral do duque de Edimburgo, em abril, quando a duquesa de Cambridge foi o primeiro membro da família real a ser visto a conversar com Harry.