A princesa Leonor de Espanha já regressou ao País de Gales há quase uma semana, para começar o novo ano letivo no UWC Atlantic College. Este é o segundo ano em que a filha mais velha dos reis Felipe VI e Letizia frequenta o internato, pelo que tem uma missão importante nestes primeiros dias.
Os alunos do segundo ano começam o novo ano escolar mais cedo que os do ano anterior, que chegam ao colégio pela primeira vez e que, por esse motivo, terão direito a serem acompanhados por um estudante mais velho.
Cada um dos novos alunos terá assim direito, nos primeiros dias, a ter um ‘mentor’ do ano acima, que os ajudará no processo de integração, mostrando-lhes as instalações e esclarecendo-lhes as dúvidas respeitantes a esta nova etapa da vida que agora iniciam.
À chegada ao internato, os alunos são recebidos com música e alegria, uma forma de o centro transmitir um “sentido de unidade e pertença”. Depois de todos se apresentarem, dizendo o seu nome e o país de onde vêm, cada um dos alunos novos conta com o apoio de um dos mais velhos – um grupo no qual também se insere a princesa Alexia da Holanda, que tal como Leonor frequenta o segundo (e último) ano -, que lhe mostrará o quarto onde se irá alojar e o ajudará a instalar-se.
De recordar que o UWC Atlantic College tem mais de 300 alunos, de 80 nacionalidades, oriundos de culturas e realidades muito distintas. Até 75% destes estudantes têm bolsas de estudo totais ou parciais.