Apesar de serem filhos da rainha consorte, os dois filhos de Camilla, Tom Parker Bowles e Laura Lopes, não têm qualquer estatuto dentro da família real nem terão títulos de nobreza.
Ambos sempre mantiveram uma vida discreta, mesmo após o casamento da mãe com o então príncipe de Gales, em 2005. Frutos do casamento da rainha consorte com Andrew Parker Bowles, Tom e Laura tiveram algum protagonismo na passada segunda-feira, dia 19, quando chegaram à Abadia de Westminster para participarem no funeral de Estado da rainha Isabel II.
Os dois irmãos chegaram à Abadia junto dos primeiros convidados e não ao lado da restante família real, o que mostra que, apesar de serem filhos da rainha consorte, não vão ter um novo estatuto. Ainda que a nova posição de Camilla obrigue os dois filhos e os cinco netos a terem uma presença mais destacada, tudo indica que não vão receber qualquer título, uma vez que só estão relacionados com o rei através do casamento deste com Camilla, não havendo qualquer relação biológica.
Apesar de não passarem a ter um tratamento diferente, os enteados de Carlos III parecem manter uma boa relação com a família real. No passado mês de junho, durante a cerimónia da Ordem da Jarreteira, na qual Camilla passou a integrar esta instituição – que é a mais antiga e de maior classificação no Reino Unido, criada há quase 700 anos -, os seus dois filhos marcaram presença na celebração, ao lado da mãe.
De salientar que a antiga duquesa da Cornualha sempre se mostrou muito próxima da família, tendo, em meados da década de 1990, encontrado nos filhos, e também no seu pai, Bruce Shand, e na irmã, Annabel, o apoio essencial, após o seu divórcio e quando a relação sentimental com Carlos foi tornada pública, segundo revela Penny Junnor, no seu livro “A Duquesa”.