Vestidos de forma descontraída e equipados com luvas e o material necessário, Alberto II e os filhos participam em ação de limpeza, integrada nas ações que do World Cleanup Day [Dia Mundial da Limpeza], que se assinalou no último sábado, 16 de setembro.
O World Cleanup Day é um programa de ação social global anual, cujo objetico é alertar para a importância de combater o problema global dos resíduos sólidos, sem esquecer o problema dos detritos marinhos.
Os gémeos Jacques e Gabriella, de oito anos, mostraram-se muito empenhados nesta atividade que, apesar de ser assinalada a nível mundial, é organizada pelas entidades de cada país. No caso do principado foi uma iniciativa da Câmara Municipal.
Uma ação em que Alberto II fez questão de participar com os filhos e dar-lhe o exemplo de como serem cidadãos preocupados e cooperantes.
Entretanto, a princesa Charlène continua na África do Sul, para onde viajou sozinha para uma missão que lhe é muito querida e organizada pela sua fundação. Trata-se de fomentar o ensino da natação nos mais novos e destina-se a cerca de uma centena de crianças de escolas da região. Uma tarefa muito fácil para a ex-nadadora olímpica, que voltou recentemente a negar qualquer crise no casamento com o príncipe Alberto II.
Este regresso à África do Sul tem também um peso emocional bastante significativo, uma vez que foi ali, na sua terra natal, que em 2021, a princesa contraiu uma infeção na zona otorrinolaringológica, que teve severas implicações na sua saúde.