Independentemente da boa ou má relação que há entre Letizia e o sogro, a verdade é que Felipe VI mantém uma relação próxima e afetuosa com o pai, o rei emérito Juan Carlos, que depois de vários escândalos pouco dignos para a imagem da família real, se mudou para Abu Dhabi, onde reside desde o verão de 2020.
Em Londres, esta manhã, onde marcaram presença na cerimónia religiosa em homenagem ao rei Constantino II da Grécia, que morreu a 10 de janeiro de 2023, foi possível testemunhar a atenção e cuidado que o rei teve para com o pai, cuja fragilidade é evidente.
No interior da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, Juan Carlos ficou sentado ao lado de Letizia e da princesa Benedita da Dinamarca, e o ambiente com a nora pareceu ser descontraído, com direito até a um momento divertido com os netos de Constantino, sentados na fila da frente.
Por seu lado, a rainha Sofia sentou-se nas primeira fila ao lado da irmã, a princesa Irene, e do sobrinho, Philippos da Grécia, e mais próxima da cunhada, a princesa Ana Maria da Grécia, viúva do rei Constantino II.
Contudo, apesar da aparente boa relação, parecem existir linhas que não são ultrapassadas. Um bom exemplo foi o 86.º aniversário de Juan Carlos, no passado dia 5 de janeiro. O rei emérito deu uma festa na sua casa em Abu Dhabi, onde marcaram presença as filhas Elena e Cristina, com os respetivos filhos, mas à qual não assistiram Letizia e Felipe. No entanto, Juan Carlos esteve em Madrid para o 18.º aniversário da princesa Leonor, em outubro.